Para preparar uma boa salada você precisa de folhas bem frescas e tenras, ter na receita um elemento crocante como frutas secas ou pão e, para finalizar, um molho para harmonizar todos os ingredientes.
Se observarmos a salada Caesar, a mais popular salada americana tem todos esses ingredientes. Essa receita foi criada de uma forma bastante curiosa e chegou ao Brasil nos anos 80 como uma grande novidade. O nome, diferente do que se possa pensar, não foi dado em homenagem ao grande imperador romano Caius Julius Caesar (44 a.C.) – que defendeu homens simples contra o poderoso Pompeu, se apaixonou por Cleópatra, foi traído pelo amigo Brutus e acabou assassinado no Senado a golpes de punhal. O “Caesar” da salada, apesar de também ser um romano, é outro.
Trata-se de Caesar Cardini – que, junto com seu irmão Alex, deixou Roma para fundar o hotel “Caesar Place” na cidade de Tijuana, no extremo norte do México.
O local de fundação do hotel não foi escolhido por acaso. É que, por esse tempo, vigorava nos Estados Unidos a Lei Seca – que proibia fabricação, venda, transporte, importação e consumo de qualquer bebida alcoólica no país. O crime organizado aproveitou a restrição e grandes fortunas foram feitas, com o comércio clandestino de bebidas. Nasceram Al Capone, Lucciano e os grandes nomes da máfia. Mas nessa época multiplicou-se a venda livre dessas bebidas em cidades da fronteira, entre elas a cidade de Tijuana, que ficava bem pertinho da próspera San Diego.
Conta à história que no feriado de 4 de julho de 1924, estava completamente lotado o hotel Caesar Place com escritores, políticos e atores de Hollywood – 4 de julho, bom lembrar, é o dia da Independência americana. Na ocasião, já começava a faltar comida na despensa e o chef se viu então obrigado a improvisar com os poucos ingredientes que lhes restavam.
Nesse momento teve uma grande idéia! Para manter as aparências, anunciou aos impacientes ocupantes das mesas do restaurante que iria servir o mais novo prato do cardápio. A salada foi preparada em um palco, tendo ao lado o proprietário do hotel, na frente de todos os clientes. Um verdadeiro show, para desviar a atenção dos poucos ingredientes a serem usados. Como novidade absoluta, acrescentou-se ao molho da salada gemas cruas de ovo – depois proibidas, por produzir a contaminação da bactéria salmonela.
A salada foi um grande sucesso e ganhou o nome do próprio dono do hotel; e logo foi considerada, pela International Society of Epicures, de Paris, “a mais importante receita americana dos anos 50″.
Intrigante dizer que uma das mais importantes receitas americanas, ironicamente, nasceu no México, criada por um chef italiano, para japoneses e outros clientes do mundo todo.
RECEITA CAESAR SALAD
Ingredientes:
– 3 pés de alface americana;
– pão cortado em cubos;
– 1 xícara de azeite;
– 2 dentes de alho;
– 3 colheres de sobremesa de suco de limão;
– 6 filés de anchova;
– 2 colheres de sobremesa de mostarda (de Dijon);
– 2 colheres de sobremesa de molho inglês (Worcestershire sauce) ;
– sal, pimenta;
– 1 ½ xícara de parmesão em lascas.
Modo de preparo:
– Faça os croutons – 3 fatias de pão de fôrma cortado em cubos, passados no azeite e assados no forno. Reserve;
– Prepare o molho – no liquidificador coloque alho, suco de limão, anchovas, mostarda e molho inglês. Azeite vá colocando aos poucos, em fio, como se faz no preparo da maionese;
– Lave, escorra e seque as folhas de alface cortadas. Arrume em saladeira e deixe na geladeira, coberta com papel filme, até a hora de servir;
– Na hora de servir coloque o molho. Misture bem. Decore com as lâminas de queijo parmesão ralado e com os croutons.
4 Respostas
vinicius
gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂
juan
gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂
julian
verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns
pedro silva
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.