Quais as características de uma adega ideal

Quais as características de uma adega ideal

postado em: Produtos | 0

Para quem já se rendeu aos encantos de um bom vinho e quer fazer dessa bebida um convidado cativo em reuniões de amigos, jantares românticos, ou simplesmente deseja ter a bebida à mão, assim que bater a vontade, aí vai uma dica: adquira uma adega.

 

Ela protege a sua bebida do calor, tem temperatura e iluminação adequadas para armazenamento e ainda protege as garrafas de quedas ou trepidações.

 

O controle de umidade é primordial para manter as propriedades vinícolas, pois se ela estiver abaixo do nível ideal (65%), pode ressecar as rolhas, ocasionando rachaduras que facilitam a entrada de oxigênio na garrafa. Essa é uma das razões pelas quais as garrafas devem ser ficar deitadas dentro da adega, pois as rolhas ficam umedecidas, dificultando a passagem de ar.

 

Tanto para vinhos tintos, brancos ou roses, o fator iluminação exerce bastante influência. Acontece que quanto maior for a iluminação, maior será o calor e mais chances a bebida tem de oxidar e perder suas características. Por isso, o indicado é uma iluminação interna com lâmpadas que não gerem calor e que protejam as garrafas dos raios UV. Se puder, arrume um cantinho com menos luz para acomodar a sua adega.

 

A temperatura é, literalmente, o termômetro que indica como preservar o aroma e o sabor do seu vinho. De modo geral, o calor indicado para uma adega adequada é entre 14 ºC e 17 °C para tipos tintos e rosés. No caso dos brancos, a temperatura pode ser ainda menor. Portanto, é importante analisar se a adega possui essa regulagem térmica ou mais de uma opção de temperatura.

 

Também é interessante pesquisar sobre o tipo de sistema de refrigeração, pois existem as termoelétricos e as digitais. Na primeira opção, você terá uma adega cujo sistema reutiliza o calor ambiente. A vantagem, neste caso, é que o consumo de energia é menor, mas é necessário deixar a adega em um local fresco. A opção digital permite a regulagem da temperatura de acordo com a necessidade de cada tipo de vinho, mas o consumo de energia é maior.

 

Independente da idade do vinho, o calor é um fator de grande influência. Se for um tipo recém-produzido, é comum que seja mais sensível à ação do calor se armazenado em temperatura inadequada. No caso dos vinhos de guarda ou envelhecidos, a climatização é o que possibilita que o amadurecimento da bebida ocorra de maneira gradual, equilibrando sabor e tanicidade (efeito causado pelo ingrediente tanino encontrado em boa parte dos vinhos de guarda).

 

Escolha o melhor custo x benefício, a possibilidade de armazenar uma grande quantidade de garrafas de vinho é a solução para diminuir o impacto no seu bolso. Isso porque as chances de você aproveitar preços promocionais são bastante grandes se comprar um número grande de produtos. Além disso, você não será pego desprevenido quando os amigos chegarem na sua casa sem avisar, tendo que sair às pressas e optar pelo preço do momento.

 

Além de cuidar bem do seu vinho, a adega pode ser considerada um item de decoração. Ela pode ser planejada e desenhada exatamente como você precisa, seja em relação ao tamanho ou à harmonização com o ambiente (sala, cozinha, escritório). Só tenha a certeza de que, em qualquer reunião, ela será o ponto do encontro dos amantes de vinho.

 

Quando comprar a sua adega, verifique se o fabricante possui serviço de assistência técnica em rede nacional e o procedimento para acionar serviço em caso de defeitos. Isso evita dores de cabeça, tempo de espera e custo desnecessário.

 

Se você ainda não comprou a sua adega dos sonhos e tem mais dúvidas, conheça aqui as melhores opções para completar o seu ambiente.

Deixe uma resposta