Congelando frutas com sabor, cor, textura e nutrientes

Congelando frutas com sabor, cor, textura e nutrientes

Quem é que não gosta de poder comer suas frutas preferidas sempre que tiver vontade? Isso nem sempre é possível pois as frutas têm safras e algumas épocas do ano. Mas já pensou que podemos resolver esta situação? O segredo é congelar! Mas, para conservar sabor, cor, textura e nutrientes, mesmo em baixíssimas temperaturas, é importante seguir alguns passos. Primeiro, você deve escolher frutas firmes e maduras, sem marcas ou machucados aparentes. Depois, é preciso lavá-las em água gelada, retirando cabinhos e folhas. Na sequência, você vai prepará-las para o consumo. Veja quatro boas possibilidades:

– Frutas com açúcar: Coloque as frutas lavadas em um recipiente e polvilhe o açúcar. Espere até que ele se dissolva. Em seguida, tampe a vasilha e leve ao congelador.

– Frutas em calda: Em uma panela, junte água e açúcar em proporções iguais. Leve ao fogo e deixe ferver. Para as frutas que escurecem facilmente, como a maçã e a pera, acrescente uma colher (sopa) de suco de limão. Coloque as frutas em um recipiente e cubra-as com a calda. Quando esfriarem, tampe a embalagem e congele.

– Frutas ao natural: Depois de lavadas e secas, retire o caroço e embale-as em sacos plásticos bem limpos e fechados apropriados para congelamento e leve ao freezer.

– Frutas em polpa ou purê: Descasque-as, retire as sementes e bata no liquidificador. Para as frutas que escurecem, junte uma colher (sopa) de suco de limão e, se necessário, acrescente um pouco de água. Coloque a polpa em forminhas de gelo, porém sem enchê-las, pois o líquido se expande durante o congelamento.

 Cuidados para conservar o sabor, a cor e a textura:

Abacaxi: Retire a casca, corte em fatias e congele, envolvendo os pedaços em açúcar ou preparando a fruta em forma de calda.

Acerola: Lave e congele inteira, ao natural.

Amora, morango, framboesa: Como são pequenas, não precisam ser picadas antes de ir ao freezer. Congele-as ao natural, em calda ou com açúcar.

Coco: Descasque e congele, em pedaços ou ralado, ao natural.

Figo: Lave e congele em calda.

Goiaba: Em calda, sem as sementes.

Jabuticaba: Depois de lavada, congele a fruta inteira, ao natural.

Laranja e limão: Retire a casca e a película e congele.

Maçã: Retire a casca e as sementes e corte em fatias. Regue com suco de limão e congele.

Manga: Descasque e congele ao natural ou em forma de purê.

Maracujá: Bata ligeiramente, coe as sementes e congele o suco.

Dica esperta

– Para congelar frutas pequenas inteiras, como morango e acerola, coloque-as lado a lado em uma travessa, limpas e secas. Depois de congeladas, passe-as para sacos plásticos bem fechados.

– As frutas duram cerca de seis meses no congelador.

– Descongele-as em temperatura ambiente ou sob água corrente (na embalagem).

Freezer domésticos de alta performance

Deixe uma resposta